domingo, 6 de abril de 2008

Michael "Pluto" Berryman

A década de 70 foi marcada por filmes violentos sobre famílias assassinas que aprontavam o diabo com turistas que tivessem a infelicidade de passar por seus domínios. Em meio a esses criminosos, geralmente havia um maluco de pedra que despertava a simpatia do público. No filme Quadrilha de Sádicos (sinopse em no ótimo blog Bocadoinferno), o psicótico Pluto chamava a atenção por sua aparência naturalmente sinistra. Grandalhão, careca, com orelhas grandes e pontudas, o ex-florista Michael Berryman não precisava de maquiagem.
Nascido em Los Angeles, em Setembro de 1948, Michael tornou-se famoso por seu aspecto físico, resultado de uma condição genética rara chamada displasia ectodérmica. Além de Quadrilha de Sádicos, participou de mais de vinte filmes e alguns seriados de TV, como Arquivo X e Star Trek. Apareceu também em vídeos da banda heavy Mötley Crüe e frequentemente é convidado para convenções de filmes de horror. Ainda na ativa, recentemente, junto com o também “não muito fotogênicoDanny Trejo, participou do filme Rejeitados Pelo Diabo, de Rob Zombie.
Pode-se questionar facilmente a ética de produções que exploram a aparência de alguém desse jeito, mas a verdade é que graças ao gênero de terror, Berryman, portador de 26 defeitos de nascença, pode ter uma carreira de sucesso nas telas.
Esse inesquecível e simpático ator, mesmo não sendo um galã, sempre será lembrado pelos fãs do cinema macabro. Atualmente ele vive em Clearlake, Califórnia, junto com sua esposa Patricia.