domingo, 1 de fevereiro de 2009

Punhos de Aço, o rei do Kung - Fu

Criado por Roy Thomas e Gil Kane, Daniel Rand, o Punho de Ferro iniciou sua trajetória nas edições nº15 a 25 da revista americana Marvel Premiere, e em seguida em seu próprio título, Iron Fist, que durou apenas 15 números. Foi um personagem criado para acompanhar a onda de kung-fu dos anos 70, com o poder místico de concentrar sua energia interior em um dos punhos, tornando-o duro como ferro.

Publicada pela Bloch em Setembro de 1976, Punhos de Aço (mudaram o nome original, para variar) foi bem recebida pelos fãs de quadrinhos de artes marciais. Além das histórias, com aquele colorido exagerado característico da Bloch, ainda tinha um monte de coisinhas interessantes nessa publicação, dês de aulas de luta nas páginas centrais, pôsteres e matérias de filmes. Uma coisa que chama a atenção é que além do nome original do personagem ter sido mudado, trocaram também as cores do seu uniforme, que originalmente era verde e amarelo e foi mudado para azul e vermelho. Não que isso fosse novidade nas publicações da saudosa Bloch, mas até hoje não sei por que raios fizeram isso. Mas enfim, Punhos de Aço foi cancelada no nº5 e o protagonista reapareceu nas revistas da Editora Abril rebatizado corretamente como Punho de Ferro e ganhou de volta as cores originais do seu colante. Em sua melhor fase foi desenhado pelo artista John Byrne e roteirizado por Chris Claremont.

Uma coisa bastante interessante em Punhos de Aço era a propaganda das cadernetas de poupança Grande Rio, nas quais Shang Chi, o Mestre do Kung-Fu, proclama durante uma luta: "Não importa que eu tenha sido deserdado pelo meu pai, Fu-Manchu. Aí está a caderneta de poupança Grande Rio, que multiplica o meu dinheiro com juros e correção monetária para me ajudar!". Ridículo, mas engraçado.