sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

HB e os heróis da TV


Lá pelos anos 60 os estúdios Hanna-Barbera, de Bill Hanna e Joe Barbera, começaram produzir desenhos animados maciçamente, criando em pouco tempo uma constelação de personagens muito legais. Os desenhos não eram nenhum primor de qualidade (se comparados aos desenhos da Disney, por exemplo), mas davam um banho em muitos da época, inclusive nos desgraçados desenhos da Marvel, que eram um lixo.

Na quase infinita galeria de personagens infantis como Zé Colméia, Dom Pixote, Bionicão, Formiga Atômica, Pepe Legal, etc., havia alguns voltados para um público um pouco mais velho, e é aí que entram os super-heróis da HB: Os Herculóides, Galaxy Trio, Mightor, Space Ghost e Homem-Pássaro, para citar alguns. Interessante notar que não havia a menor preocupação com a origem desses heróis e nem tampouco qualquer aprofundamento psicológico. O bem e o mal eram claramente definidos: o vilão fazia alguma maldade, os heróis reagiam, eram derrotados temporariamente (para dar uma certa tensão) e reagiam para saírem triunfantes no final e só. Mas, era interessante assim mesmo e melhor do que bobagens recentes como Pokémon e outros “mons” vindos do Japão.

Esses desenhos foram exibidos durante muito e muito tempo nas TVs abertas e por assinatura. Em 1975, foram reunidos na revista Heróis da TV da Editora Abril, um gibizinho muito legal, aliás, que nada tinha a ver com a revista com o mesmo título, lançada mais tarde com os heróis da Marvel.

Ultimamente, os desenhos da Hanna-Barbera andam meio sumidos, mas felizmente temos o bom e velho YouTube para salvar nossas lembranças. E já que comecei a falar da HB vou postar mais coisas sobre esses personagens nas próximas semanas.


Nenhum comentário: