segunda-feira, 1 de junho de 2009

Batman 1943



Os comics, em meados década de 1930, começaram a ter seus personagens levados para as telas de cinema, e Batman, criado por bob Kane em 1939, não demorou a ter sua versão em carne e osso. Em junho de 1943, encarnado pelo ator Lewis Wilson, "The Batman" fez sua estreia cinematográfica em um seriado de 15 capítulos de aproximadamente 20 minutos cada, produzido pela Columbia Pictures. Esses filmes seriados invariavelmente acabavam quando o herói estava em apuros, para que os expectadores voltassem na semana seguinte para ver o desfecho.
Nessa versão de pequeno orçamento, dirigida por Lambert Hillyer, Batman e Robin (Douglas Croft) são agentes do FBI, e seu principal inimigo era o Dr. Tito Daka (J. Carrol Naish), um cientista japonês com o estranho hábito de criar crocodilos e alimentá-los com frangos.
O uniforme do herói era uma atração à parte. A máscara era grande e folgada, com orelhas que mais pareciam chifres e que caiam pros lados o tempo todo. O resto da roupa, que nos dias atuais não convenceria nem em uma festa a fantasia, tinha uma capa que frequentemente se enrolava no corpo. O cinto de utilidades, por estranho que possa parecer, não tinha nenhuma arma ou equipamento, ou seja, era inútil!
O batmóvel era uma limusine, por sinal a mesma usada por Bruce Waine e dirigida por seu mordomo Alfred (Willian Austin), e Robim tinha uma máscara igual a do Zorro, presa por cordões nas orelhas.
Uma coisa interessante sobre esse filme precursor do Homem-Morcego é que nele a batcaverna aparece pela primeira vez e só posteriormente foi incorporada aos comics. Outra curiosidade é que o herói marca os criminosos que captura com um morceguinho no rosto, como fazia o Fantasma, criado por Lee Falk alguns anos antes, com seu anel da caveira.
Os 15 capítulos da série foram reunidos em DVD e lançados nos EUA em 2005 e vários trechos podem ser encontrados na Internet. The Batman, além da sua importância histórica, é uma pérola trash e um deleite para qualquer fã, seja para conhecer os primórdios do herói no cinema ou só para rir das situações inusitadas e ridículas que surgem durante o filme.

3 comentários:

Unknown disse...

nunca vi e nunca vou ver um negocio tõa tosco quanto isso parabens vc fez eu dar umas risadas mui to bom

Unknown disse...

já sabia que o morcego era antigo... mas não imaginava o quanto.... pode parecer tosco ou antiquado, mas precisamos ver o lado histórico e criativo...hoje não se produzem mais heróis como antigamente...

Al Diolli disse...

Verdade mesmo... É um ícone pop e fica bom d todo jeito mesmo...